CINEMA

CINEMA
CINEMA

Translate

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O PALHAÇO

O Palhaço é um premiado filme brasileiro de 2011 dirigido, co-escrito e estrelado por Selton Mello. É o segundo filme longa-metragem dirigido por Mello, o anterior foi Feliz Natal (2008). O filme foi escolhido entre 15 longas brasileiros, para tentar uma vaga na categoria Melhor filme estrangeiro na 85º Edição do maior prêmio do cinema mundial, que seria entregue no dia 24 de fevereiro de 2013, porém o filme não foi escolhido entre os 5 para disputar o prêmio em Los Angeles perdendo para filmes da Áustria, Canadá, Chile, Dinamarca, Islândia, Noruega, Romênia e Suíça.


O Palhaço conta a história vivida pelo palhaço Benjamin (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) num circo mambembe durante os anos 70. Benjamin, então, decide viver como um funcionário comum e isto afeta todos ao seu redor e ele próprio. Posteriormente, triste, cai na real e vê que ser palhaço é a única coisa que pode fazer e que faz as pessoas rirem espontaneamente.


O diretor e ator Selton Mello disse que a ideia de O Palhaço surgiu a partir de uma crise existencial que viveu em 2009, quando estava insatisfeito como ator, e deu origem a uma trama sobre rito de passagem. Mello mostrou o roteiro, que foi escrito por ele e Marcelo Vindicatto, para os atores Wagner Moura e Rodrigo Santoro oferecendo-lhes o papel do Palhaço Pangaré, mas a agenda de ambos não permitiu que aceitassem o convite. Diante do impasse, Mello acabou optando por interpretar o protagonista e dirigir o filme ao mesmo tempo.

As filmagens de O Palhaço foram realizadas nos meses de março e abril de 2010, na cidade de Paulínia, São Paulo, e algumas cenas na cidade de Artur Nogueira, também de São Paulo e de Conceição do Ibitipoca, Minas Gerais. Mello afirmou em uma entrevista que o filme é "uma mistura de Oscarito, Didi Mocó e Bye Bye Brasil".

TONY

Nenhum comentário:

Postar um comentário